Jornada do Dia da Terra promove mais de 140 ações em torno do cuidado com a Natureza

Reprodução/UFRPE

A UFRPE, o Centro Sabiá e uma série de instituições que formam a Rede Dia da Terra promovem, entre os dias 4 e 30 de abril, a Jornada do Dia da Terra 2024. Serão mais de 140 ações com o objetivo de promover reflexões e soluções sobre o Cuidar da Natureza.

Com a participação de representações de organizações governamentais e não governamentais, povos e comunidades tradicionais, a Jornada visa a ampliar a visibilidade, conscientização e engajamento de segmentos sociais e do poder público na luta em defesa da conservação da natureza, em distintos biomas.

A programação conta com rodas de diálogo, oficinas, exposições, apresentações culturais, plantio de mudas, mutirão de limpeza, práticas de reflorestamento, oficinas de reuso de resíduos sólidos, entre outras atividades, em diferentes municípios e estados do Nordeste, no meio urbano e rural, de forma descentralizada e autogestionária. A mesa de abertura acontecerá no dia 04/04, de forma online, às 15h, no canal do Youtube da UFRPE: www.youtube.com/UFRPE oficial.

Entre as atividades estão o Curso Soluções baseadas na Natureza (SbN): ciência e técnica; o Seminário e Roda de diálogo: A problemática dos resíduos sólidos na sociedade; a oficina Aquaponia e Sustentabilidade; apresentação de Paredes produtivas com resíduos; Climate Expo ABA; Implantação do Banco de Sementes no Laboratório de Fitoterápicos do MST; e Encontro de Mestres/Mestras de Culturas Populares e Universidades. Aspectos climáticos, preservação e conservação, agroecologia, aproveitamento de resíduos e diversos temas permeiam as mais de 140 ações que estão sendo desenvolvidas pela rede de instituições parceiras.

Metodologicamente, a Jornada funciona como uma rede interinstitucional e transetorial, onde cada instituição autonomamente propõe, divulga, executa e coordena atividades, visando a fortalecer o diálogo, o intercâmbio de conhecimentos e a realização de ações que contribuam para o cuidado com a Natureza.

Lutar por justiça socioambiental e conservação da natureza é “encantamento que cura”.

MEMÓRIA
É a segunda edição do evento. Em 2023, a Semana do Dia da Terra movimentou a UFRPE, com realização do Painel de Debates: Desafios e ações para o futuro do planeta, apresentação da proposta de criação do Instituto COOPERA da UFRPE, além da institucionalização do Dia da Terra no calendário de Pernambuco pela Assembleia Legislativa, lançamento do Instituto Toró – Clima, Tecnologia e Cultura, assinatura da carta compromisso com ações de cunho socioecológico, entre outras ações.

O Dia da Terra foi celebrado pela primeira vez em 22 de abril de 1970, com participação de aproximadamente 20 milhões de pessoas. Em 2009, a Organização das Nações Unidas (ONU) acatou a proposição do governo da Bolívia e definiu esta data como sendo o Dia Internacional da Mãe Terra.

Confira a programação completa aqui!

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *