Centro Sabiá – Salve a Caatinga!

📢 Bem vindo abril, mês que nos lembra do nosso solo e da importância da sua conservação, da luta camponesa, da luta dos povos indígenas, da Educação, mês da Paixão e também o mês da Caatinga. Para alertar sobre o desmatamento e a crescente desertificação que a floresta do Semiárido vem sofrendo, o Centro Sabiá está em campanha pelo #SalveaCaatinga!

🌵 A Caatinga é uma floresta e ocupa 11% do território nacional, é muito rica em biodiversidade e muito eficiente em absorver CO2. Considerada o único bioma exclusivamente brasileiro, atualmente está ameaçada pelo desmatamento crônico, ilegal e alinhado com práticas econômicas pouco sustentáveis.

🗺️ De acordo com o MapBiomas, a Caatinga teve perda de vegetação primária de 15 milhões de hectares entre 1985 e 2020, o que representa mais de 26% da floresta. Quase que a totalidade da Caatinga no Brasil está classificada entre as Áreas Suscetíveis à Desertificação (ASD), sendo 112 municípios (9%) já quase desertos.

🪵 A lenha virou negócio lucrativo, tirar a madeira da Mata Branca virou rotina na região. Só que desmatar sem reflorestar está levando a Caatinga à desertificação. E o que resta está mais seco. O levantamento mostrou um decréscimo de 40% nos cursos de água natural que fluem pela região.

🌱 Onde tem vegetação, tem água. E onde tem água, tem vida. Derrubar árvores sem reflorestar é o acelerador do aquecimento global. Não tem para onde correr: se desmatar, o clima vai piorar.

🌳 Preservar nossas florestas é um dever de todos e todas. Salve a floresta do Semiárido. Salve a Caatinga!

#SalveACaatinga
📲 www.centrosabia.org.br