Grupo Gestor da CJMA – Uma gestão que vem dando certo!

Foto: Comissão de Jovens Multiplicadores/as da Agroecologia (CJMA)

Grupo Gestor da CJMA – Uma gestão que vem dando certo! 

Por Wandreson Rodrigues e Jaqueline Lima

Entre os dias 16 e 17 de março de 2020, na cidade de Caruaru, no escritório do Centro Sabiá, aconteceu a primeira reunião do ano 2020, do Grupo Gestor do Projeto: Juventudes e Agroecologia – Conquistar Direitos e Meios de Vida Sustentáveis, apoiado pela terre des hommes Schweiz. Em 2019 foi formado um Grupo Gestor, esse grupo tem representação de jovens dos três territórios de atuação do Centro Sabiá (Mata, Agreste e Sertão) e estes tem um papel fundamental na articulação, mobilização e organização das juventudes em suas bases e para além de suas comunidades. A atividade contou com uma vivência “cuidando do cuidador”, um momento de reflexão, cuidado, cura e entrega facilitado pela assessora das juventudes do Centro Sabiá, Janaina Ferraz. Após este momento, fizemos um processo de avaliação da caminhada em 2019 e foi construído o caminho que este grupo percorreu até aqui, olhando para as potencialidades e quais são as problemáticas que (ainda) acontecem. Além de refletir sobre o que pode ser feito para “superar”/resolver o que se apresenta como problemas. Também foi feito durante a atividade o planejamento das ações das juventudes nos territórios para o ano de 2020. A jovem Jaqueline do Sítio Serra Seca, município de Vertentes destaca “É para mim foi muito produtivo pois podemos analisar o ano passado e aprender com algumas falhas para que possamos melhorar, sem contar que avançamos muito com todo o planejamento, além de que todos juntos nesse momento estamos nos fortalecendo. Gratidão a todos pela acolhida”.

Foto: Comissão de Jovens Multiplicadores/as da Agroecologia (CJMA) 

Com uma reflexão coletiva o grupo avalia que foram superados alguns obstáculos postos no ano passado, como também reconhecem o fortalecimento que ocorreu tanto da gente enquanto grupo como de cada um/a individualmente. Refletimos o quanto foi importante a responsabilidade que assumimos quando nos colocamos para fazer parte deste coletivo  que contribui diretamente para fortalecer ainda mais CJMA – Comissão de Jovens Multiplicadores/as da Agroecologia. Vimos que o crescimento do GGP foi grande e conseguimos avançar bastante. “Essa reunião foi muita produtiva, podemos ver onde erramos em 2019, para assim melhorar agora em 2020, e o que acertamos vamos fazer melhor ainda, podemos elaborar o plano de ação, mesmo não estando todas as representações, mais mesmo assim ficou rico. Avançamos muito, todos/as contribuíram bastante. Outro momento muito importante foi a vivência que Janaina fez “Cuidado do Cuidador”, esse momento é importante para que possamos nos conectar com o corpo e alma, momento para que a gente possa se libertar, a gente deixa o estresse de lado, é muito importante”. Diz Ferreira Lima, da comunidade Engenho Rochedo, município de Catende.

 

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *