Jovens de Rio Formoso participam do 3º Acampamento do Levante Popular da Juventude, em BH

Por Geisiane Paula Pacheco da Silva (Coordenação de Articulações de Comunidades Quilombolas de Pernambuco/ Comissão de Jovens Multiplicadores da Agroecologia) 

O 3º Acampamento do Levante Popular da Juventude tem como tema: “Nossa rebeldia é o povo no poder”! Nosso acampamento contou com a presença de 7 mil jovens dos 26 Estados mais Distrito Federal reunidos em Belo Horizonte – MG, para reafirmar nosso compromisso com a construção de um projeto sem medo num tempo em que os poderosos não temem em acabar com nossa democracia através de golpes de Estado. Caminhamos no sentido oposto de defender nossos direitos e de fazer ecoar em todo país que a nossa rebeldia é o povo no poder. 

No nosso acampamento realizamos debates sobre a realidade da juventude brasileira, sobre os desafios da nossa organização, para trocar experiências entre diversos Estados, para aprender com os desafios temáticos, fazendo intervenções culturais e lutar na rua, respeitando as mulheres os negros, os camponeses, os LGBT. Para garantir que nosso evento aconteça bem, contamos com a disciplina, compromisso nas divisões de tarefas de cada delegação, companheirismo e a colaboração de todos. 

O acampamento foi construído por cada um de nós que estavam presentes, trazemos a preocupação, as dúvidas, as necessidades e o mais importante: a nossa luta de cada dia de nunca desistir dos nossos objetivos que queremos uma sociedade justa, que respeite nossas diferenças, que veja um jovem com um grande Cidadão. Saímos às ruas no dia 9 de setembro, gritamos por justiça, pela vida, por nossos direitos. Com essa política assim não dá, constituinte JÁ! Concentramos no grande ato na praça da Liberdade em Belo Horizonte em MG, com 7 mil jovens. Quando começamos a caminhar, surgiram pessoas que nos acompanharam com um só objetivo, de acreditar numa sociedade justa e que querem nossos direitos garantidos. Chegamos com muita emoção, coragem de nunca desistir, com 30 mil pessoas no FORA TEMER! Escrachamos a seda da Rede Globo em Minas Gerais para dizer: Não nos representa, que é GOLPISTA! 

Vários jovens ali presentes, de Pernambuco estavam 4 jovens do município de Rio Formoso, emocionados ao ser lembrados por nosso companheiro Luís Inácio Lula da Silva ao ler nossa bandeira na plateia: Quilombos de Pernambuco. Começou a falar das políticas públicas garantida em seu mandato. 

Jovens agricultores rurais da Comissão de Jovens Multiplicadores da Agroecologia vieram lá da Comunidade Quilombola do Engenho Siqueira, município de Rio Formoso, são eles: Athur Lucas Martins de Lima, Geisiane Paula Pacheco da Silva, Giovanna Freitas Gouveia de Lima e Luciana Maria Santos Silva. Para repudiar esse governo golpista, afirmamos em nossas convicções de luta, histórica, cultural e de resistência contra os processos de exclusões sociais que sempre acometeram os menos favorecidos e marginalizados dentre esses: o povo negro. Exclusões estas que diminuíram significativamente na última década, no governo do PT (Partido dos Trabalhadores), que implementou medidas e ações afirmativas de reconhecimento e empoderamento dos Povos Tradicionais que construíram a história deste país. Nos colocamos CONTRA O GOLPE institucional em nosso país e repudiamos todos os parlamentares e todos os envolvidos em especial os do nosso estado e deixamos claro que ELES NÃO NOS REPRESENTAM! Portanto, deixamos aqui nossa indignação com o intuito de denunciar sobre as atitudes ofertadas pelos deputados contra a democracia popular enfatizando covardemente as famílias tradicionais que excluem e desconhecem os direitos destes Povos Tradicionais que vem passando por um processo de luta e resistência indentitária. E agradecemos aos que compartilham os nossos anseios de direitos e lutam por uma democracia popular.

 

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *