Dia mundial da Alimentação | Cantos do Sabiá

João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

O Dia Mundial da Alimentação, em 16 de outubro, é um bom momento pra gente refletir sobre a urgência de acabar com a fome no Brasil, que talvez seja um dos nossos inimigos mais antigos Nossa luta é sempre contra as desigualdades, e a fome é uma anomalia, especialmente em um país que produz tanta comida.

A pandemia, somada ao governo Bolsonaro piorou muito essa situação, deixando milhões de pessoas em insegurança alimentar. Com Lula na presidência, a mudança na luta contra a fome e a insegurança alimentar é muito clara: a fome já caiu quase pela metade – uma redução de 43,9%! O Brasil está recuando no Mapa da Fome.

Mas o que mudou? Será que a fome é uma questão política? Apesar dos avanços, ainda há muito a ser feito. O Brasil tem todo o potencial para ser mais uma vez um exemplo de como enfrentar esse problema. Mas é preciso encarar a fome pelo que ela realmente é: uma crise que precisa ser resolvida! Quais os caminhos?

Quem conversa com a gente sobre o assunto é Nayara Côrtes Rocha – Secretária geral da FIAN Brasil – Organização pelo direito humano à alimentação e à nutrição adequadas. Nutricionista e mestre em  Saúde Pública. 

Cantos do Sabiá é o Podcast do Centro Sabiá! Semanalmente discutimos agroecologia, sustentabilidade e política no campo e cidade! O podcast vai ao ar todas às segundas-feiras, com a edição completa da entrevista que originalmente compõem o programa de rádio do Centro. https://spoti.fi/31VtUj5

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *