Centro Sabiá lança VOAflix, acervo digital com 40 anos de histórias, memórias e luta por justiça social
Por Darliton Silva e Bárbara Bittencourt
O Centro Sabiá tem a alegria de anunciar o lançamento do VOAflix, uma plataforma digital que reúne e democratiza o acesso a quatro décadas de produção de conteúdos sobre temas como agroecologia, agrofloresta, agricultura familiar, convivência com o Semiárido, equidade de gênero e combate à fome. A cerimônia de lançamento acontece nesta sexta-feira (08), na Livraria Jardim, no bairro da Boa Vista, em Recife, e promete ser um marco na disseminação de saberes que moldaram e transformaram a vida de comunidades rurais e urbanas.
O VOAflix foi desenvolvido para compilar e disponibilizar de forma gratuita vídeos, áudios, livros, cartilhas e estudos acadêmicos que documentam a trajetória do Centro Sabiá em prol de um mundo mais sustentável e justo. Este vasto acervo, muitas vezes utilizado como referência em artigos científicos, dissertações e teses, agora poderá ser explorado de forma prática, intuitiva e acessível a todos.
O projeto reforça o compromisso do Centro Sabiá com a preservação e transmissão de saberes, valorizando não apenas a memória histórica, mas também a colaboração de pesquisadores e comunidades que ao longo dos anos contribuíram para o movimento agroecológico. Desde nossa fundação, contribuímos com estudantes, professores/as, pesquisadores/as e instituições de ensino e pesquisa, fornecendo informações técnicas e facilitando o acesso às comunidades rurais e às famílias agricultoras que são nossas maiores fontes de conhecimento.
Desde a primeira reunião do Fórum Seca até a criação da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), o acervo conta histórias, práticas e conquistas do Semiárido brasileiro, do movimento agroecológico em Pernambuco e muito mais, agora ao alcance de qualquer um em qualquer lugar, de forma gratuita.
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.