Não há agroecologia sem direitos humanos | Cantos do Sabiá
João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.
O dia 10 de dezembro, Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, nos lembra da luta constante por um mundo mais justo e igualitário. É uma data que celebra anos, décadas e vidas entregues pela defesa de direitos e pela construção de caminhos para o futuro
Estamos falando de direitos fundamentais, como o acesso à água, à terra e à comida – direitos conquistados na luta popular, em nome da soberania alimentar e da justiça social.
É por isso que sem direitos humanos, não há agroecologia! Através da valorização da agricultura familiar, do respeito aos saberes tradicionais e da preservação do meio ambiente, a agroecologia não só produz alimentos saudáveis, mas também combate desigualdades e luta por direitos.
Para falar sobre esse tema tão importante, convidamos para a conversa, Tereza Mansi – advogada e ativista pelos direitos humanos. Ela faz parte da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD).
Cantos do Sabiá é o Podcast do Centro Sabiá! Semanalmente discutimos agroecologia, sustentabilidade e política no campo e cidade! O podcast vai ao ar todas às segundas-feiras, com a edição completa da entrevista que originalmente compõem o programa de rádio do Centro. https://spoti.fi/31VtUj5
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.