Caruaru sedia formação sobre Cadastro Ambiental Rural
Santuário das Comunidades, em Caruaru, recebe a formação Foto: Eduardo Amorim
Por Eduardo Amorim
O Centro Sabiá realiza, nos próximos dias 1º e 2 de fevereiro(segunda e terça-feira), em Caruaru, uma capacitação sobre o Cadastro Ambiental Rural. O CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente – APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.
Cerca de 40 técnicos que atuam em quatro chamadas públicas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) poderão tirar todas as dúvidas sobre o processo para inclusão das propriedades rurais na base de dados. Os técnicos terão a importante missão de informar aos agricultores e agricultoras da necessidade de efetivação do Cadastro, já que em breve benefícios como o crédito rural só poderão ser acessados com a comprovação da inscrição da propriedade no CAR.
Estarão presentes profissionais que atuam em chamadas públicas de Ater Agroecologia na Zona da Mata, Agreste e Sertão e também com assistência técnica e extensão rural voltada especificamente para as Mulheres. Além do Centro Sabiá, devem participar instituições parceiras como Cecor, Ceas Rural, Comissão Pastoral da Terra, Agroflor, Adessu, Diaconia, Casa da Mulher do Nordeste e da Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú.
“Só na chamada de Ater Agroecologia, os técnicos do Centro Sabiá farão o CAR em 1.300 propriedades no Sertão, 900 no Agreste e 600 na Zona da Mata”, explica o coordenador local da ONG, Carlos Magno. Todas as propriedades ou posses rurais devem ser inscritas no CAR. Isso independe da situação de suas terras: com ou sem matrícula, registros de imóveis, ou transcrições. O intuito do CAR é a regularização ambiental, e não a regularização fundiária.
O agricultor ou a agricultora que tiverem dúvidas sobre o CAR pode buscar informações na página www.car.gov.br
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.