Cinema: iniciativa de jovens anima noite de Jataúba
Crianças pela primeira vez viram filme projetado Fotos: Gildo José/Acervo Centro Sabiá
Por Gildo José (Integrante da Comissão de Jovens Multiplicadores em Agroecologia do Agreste)
Uma noite fria e uma seção de cinema itinerante no pátio da igreja, foi assim a noite do sábado, dia 20 de setembro, no Sítio Sobrado , Zona Rural de Jataúba, no Agreste Central de Pernambuco. Moradores da comunidade, que integram a Comissão Territorial de Jovens Multiplicadores de Agroecologia (CTJMA) e o Fórum da Juventude de Pernambuco, realizaram juntamente com o Centro Sabiá, o Cine Arte Rural, uma seção de cinema que teve cerca de 60 pessoas presentes, entre crianças, jovens, adultos, homens e mulheres.
O projeto teve o apoio do CRAS( Conselho Regional de Assistência Soçial) de Jataúba e de toda a comunidade. Foram exibidos três filmes , dois foram diversão e entretenimento e o outro foi um filme educativo sobra alimentos agroecológicos, mas que também faz muito sucesso principalmente com o público infantil. As crianças e os jovens que ficaram até o final do evento, assistiram o longa A Era do Gelo, o curta Comida que Alimenta (curta metragem realizado pelo Centro Sabiá, que fala da importância das feiras agroecológicas e dos alimentos saudáveis) e O Palhaço (uma comédia).
O público era formado em grande parte por pessoas que nunca foram no cinema e muito menos assistiram a um filme numa imagem gigante refletindo na parede da igreja, e que tambem não tem muitas formas de diversão e entretenimento. Elas prestigiaram esse momento, curtindo o frio, comendo pipoca e assistindo os bons filmes. A comunidade do Sítio Sobrado fica a 16 quilômetros da sede do município, comunidade bastante montanhosa e fria.
Foi a primeira edição desse evento, mas com a juventude organizada, buscando iniciativas e apoio, esse será o primeiro de muitos, não precisa ser só seção de cinema . A ideia é realizar também outras atividades culturais pra valorizar mais a comunidade e envolver as pessoas nesses projetos, envolver os jovens e as crianças, para que todos se divirtam e vejam que o sitio não é um lugar sem futuro. E pode sim ter a mesma diversão dos grandes centros, basta querer se organizar e correr atrás, que conseguimos mostrar as coisas de um outro jeito, um jeito positivo e animador.
O vídeo Comida que Alimenta, produzido pelo Centro Sabiá e dirigido por Ianah Maia, está disponível no Youtube. Assista aqui
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.