A comunicação da classe trabalhadora tá na rua! Pernambuco agora tem Brasil de Fato
Número 0 tem como matéria de destaque o “Futuro incerto para Suape” Foto: Divulgação (Brasil de Fato)
Por Laudenice Oliveira
E a ousadia fez nascer o jornal da classe trabalhadora em Pernambuco. O jornal Brasil de Fato Pernambuco foi lançado no fim de novembro, no Sindicato dos Bancários. O número zero já vem com pompa de coisa grande, foram 40 mil exemplares para a população pernambucana conhecer uma imprensa onde a notícia não tem o filtro da burguesia. O sonho só foi possível, porque os movimentos sociais e sindical uniram-se para construir mais esse instrumento de comunicação de esquerda e de massa.
O Secretário de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE), e dirigente do Sindicato dos Bancários do mesmo estado, Fabiano Moura, saudou o público presente falando da alegria do momento. “É uma felicidade para nossa militância e nossa luta política. Agora temos um instrumento para dialogar com a sociedade sobre os fatos que acontecem falando a linguagem dos trabalhadores e das trabalhadoras. A sociedade tem o direito de receber informação diferenciada. Bem vindo Brasil de Fato, bem vinda mídia ousada”, conclama Fabiano.
O Brasil de Fato vem com uma proposta de ser plural, democrático e de esquerda. De ser um instrumento onde a classe trabalhadora tenha voz e vez e a versão dos fatos seja a de quem os vivencia. “É um contraponto dessa mídia golpista que mente e assedia moralmente. É um jornal da classe trabalhadora, da nossa sociedade”, afirma Carlos Veras, presidente da CUT-PE.
Monyse Ravena, representante do Brasil de Fato, destacou a ampla articulação que se estabeleceu no estado para concretizar essa iniciativa. “O Brasil de Fato é fruto de uma ampla articulação de quem acredita que é necessário lutar pela democratização da comunicação. O Brasil de Fato Pernambuco vai disputar a consciência da classe trabalhadora com os jornais da burguesia. Vamos ocupar ruas e praças e não vamos retroceder, porque não é uma escolha nossa, é uma exigência da conjuntura, do momento político que estamos vivendo”, conclui.
Conheça o Brasil de Fato Pernambuco, acesse: facebook.com/brasildefatopernambuco
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.