Cinema Agroecológico traz alegria e informação para a comunidade de Serra do Umarí
Por Renata Soares (Jovem Multiplicadora de Agroecologia da Comunidade de Serra de Umarí, em Cumaru)
A noite do dia 28 de Julho na comunidade de Serra do Umarí, em Cumaru, foi diferente. Através da chamada de ATER Agroecologia, aconteceu o primeiro Cinema Agroecológico. O intuito foi de conscientizar não somente os beneficiários da chamada de ATER Agroecológica, mas também toda a comunidade entre os agricultores/as, jovens e crianças do risco que o agrotóxico trás para a população, plantações e meio ambiente.
Foi na escola da comunidade que cerca de 35 pessoas, entre crianças, jovens e agricultores/as familiares se reuniram para assistir ao documentário “O veneno está na mesa” e um vídeo de uma atividade cultural das festividades juninas que aconteceu na comunidade. As pipocas acompanharam o momento.
Após a exibição foi aberta uma reflexão sobre o que mais chamou a atenção e Dona Inácia, vice presidenta da Associação dos Pequenos Produtores de Serra do Umarí, falou: “achei de grande importância o cinema pois ele mostrou para nós da comunidade, os riscos que tem o veneno na plantação. Me surpreendi quando passou no filme que os alimentos estão muito contaminados”.
Dona Inácia continua na fala dando exemplos: “fiquei muito surpresa em saber que o pimentão é um dos que tem mais veneno, em saber que as crianças recém-nascidas podem estar ingerindo veneno através do leite materno, porque sua mãe consumiu algum alimento que estava contaminado.”
A jovem agricultora Roberta Maria acrescenta: “fiquei assustada quando passou que tem pessoas morrendo por conta do veneno e até passarinhos. Espero que venham outros filmes para a gente aprender ainda mais”.
Esta atividade foi de grande valor, porque além de trazer alegria para a comunidade, ao final todos que estavam presentes puderam levar para sua casa na mente, que para ter uma vida saudável temos que dizer não aos agrotóxicos.
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.