O que quer a juventude da Zona da Mata pernambucana?
Etapa estadual será nos dias 5 e 6 de outubro, já a Conferência Nacional está marcada para novembro
Por Franceli Gomes (Centro Sabiá)
No dia 10 de agosto de 2015, aconteceu em Rio Formoso, na Escola Estadual Joaquim Silvério Pimentel, a 2ª Conferência Municipal da Juventude. O encontro reuniu mais de 100 jovens e de lá saíram quatro representantes que participarão da etapa estadual, a ser realizada nos dias 5 e 6 de outubro. O encontro serviu para que os jovens tanto da área urbana como rural debatessem o que a juventude quer para sua cidade. Foi um espaço para discutir, analisar, reivindicar e propor ações para os poderes públicos, mas também para pautar uma série de monitoramentos e ações com foco no controle social das políticas públicas da juventude.
O tema da conferência foi “As várias formas de mudar nossa cidade”. A equipe do Centro Sabiá participou da discussão do eixo temático Direito à Comunicação, Diversidade e Igualdade. Nela estavam presentes jovens multiplicadores de agroecologia que foram: Joselânia, Alex, José, Cristiane, Lídia (do assentamento Amaragi), Samuel, Taína, Robson (sitio Gameleira) e Joeli (Siqueira). Esses jovens tiveram um importante papel no evento, pois enriqueceram o debate trazendo a perspectiva da juventude camponesa. Tanto para as politicas públicas voltadas aos jovens do campo, como em questões como lazer e educação. A juventude rural mais uma vez marcando presença nos espaços onde se pode discutir direito e deveres, tanto do poder público como dos próprios jovens.
Veja quais foram as propostas apontadas e que serão levadas à Conferência Estadual, que será realizada no Centro de Convenções.
Eixo 1: Educação
Garantir laboratórios equipados e funcionando adequadamente nas áreas específicas: Matemática, Linguagem, Química, Física, Biologia; Garantir que Professores regentes atuem na sua área específica; Garantir formação adequada aos profissionais do Transporte Escolar para melhorar atendimento aos alunos especiais e regulares; Criar Lei Municipal para atendimento com qualidade o Transporte Escolar para Universidades; Garantir Reforço Escolar de Português e Matemática para alunos do 9º ANO.
Eixo 2: Cultura
Constituir, através de Projeto de Lei, Conselho Municipal de Cultura; Promover o funcionamento dos equipamentos culturais existentes, inclusive nos finais de semana; Promover o resgate e identidade dos grupos folclóricos existentes junto aos jovens definindo como política pública; Oportunizar oficinas e cursos profissionalizantes para jovens na área de cultura para valorização e descoberta de Novos Talentos; Resgatar a Função Social da Escola de Música, incluindo os jovens nesse processo.
Eixo 3: Saúde
Melhorar a distribuição de medicamentos nas comunidades ; Implantar ESCOVÓDROMO nas Escolas Municipais ; Criar ações educacionais direcionados para os jovens de Segurança Alimentar e Nutricional ; Implantar ações/campanhas com Agentes Comunitários de Saúde específico para os jovens.; Implantar Palestras Educativas nas escolas e comunidades sobre sexualidade, saúde bucal, DST-HIV, gravidez e drogas.
Eixo 4: Meio Ambiente
Instituir fórum de discussão sobre o crescimento desordenado do município; Promover eventos com os jovens de sensibilização ambiental; Incentivar a COLETA SELETIVA; Melhorar a estrutura saneamento no município e na área rural; Distribuir Lixeiras na cidade.
Eixo5: Trabalho
Ampliação de equipamentos públicos para juventude (Casa das Juventudes); Implantar o SINAJUV (Sistema Nacional da Juventude); Incentivar o Empreendedorismo Juvenil; Elaborar Diagnóstico da Juventude ; Ampliar projetos e ações de qualificação/formação profissional alinhados com as demandas da juventude
Eixo 6: Participação
Fortalecimento do Conselho Municipal da Juventude; Formação Sóciopolitica para os jovens; Criação de espaço para discussão política e mecanisco de escuta das juventudes; Elaboração do Guia de Políticas Públicas da Juventude.
Eixo 7: Direito à mobilidade
Implantar o Plano Municipal de Urbanização; Implantar a Sinalização do Trânsito; Implantar linha de ônibus (transporte) para as principais comunidades; Implantar o Passe LIVRE ; Implantar sistema de transporte para esportes; Implantar o Passe Livre.
Eixo 8: Segurança e Paz
Ampliar efetivo da PM junto a Secretaria de Defesa Social; Capacitar e otimizar a Guarda Municipal para que estejam preparados para defender o bem público; Garantir a Iluminação Pública principalmente nas vias de grande mobilidade; atentar para as áreas rurais; Garantir junto ao Governo do Estado e da Prefeitura Municipal trabalhos de Prevenção de Drogas; Firmar parceria entre as escolas municipais e estaduais e a Secretaria de Defesa Social.
Eixo 9: Diversidade e Igualdade
Implantar politicas públicas de combate a discriminação por cultura, origem, idade, religião, gênero e etnia em sua amplitude e veracidade e Incentivos a Projetos Sociais que venham combater o preconceito social.
Escreva aqui a proposta aprovada na etapa municipal; Criar de uma comissão fiscalizadora, com o objetivo de fazer valer o Estatuto da Juventude, junto aos órgãos sociais e públicosEscreva aqui a proposta aprovada na etapa municipal; Transporte Escolar com Acessibilidade para deficientes.
Eixo 10: Esporte e Lazer
Reformar e conservar do campo; Disponibilizar para todos o uso do ginásio; Criar novos espaços de lazer; Disponibilizar mais locais para prática de esportes; Reajustar as praças para o esporte e lazer.
Eixo 11: Direito à comunicação
Incentivar as iniciativas de mídia livre, especialmente aquelas ligadas a comunidades indígenas, remanescentes de quilombos, de agricultores agroecológicos, assentados e ligadas a grupos de jovens do campo e da cidade; Melhoria da qualidade da internet em banda larga nas escolas públicas; Incentivar à implantação de blogs, canais de audiovisual, rádios e jornais para divulgar material produzido por jovens e estudantes; Apoiar o projeto de lei de iniciativa popular da Lei da Mídia Democrática; Aumentar os investimentos nas emissoras de rádio e TV públicas, com especial atenção aos municípios do interior.
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.