Uma jornada pela Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena em Pernambuco

Banner Eletronico Sabia Agricultura

Por Laudenice Oliveira (Centro Sabiá)

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) declarou 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF). No Brasil, o ano foi declarado de Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena (AIAFCI), considerando a diversidade que se tem no campo brasileiro. Para celebrar o ano e colocar em evidência essa diversidade de culturas, o Núcleo de Agroecologia e Campesinato (NAC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco(UFRPE) em conjunto com movimentos sociais, fóruns, redes e articulações que atuam em Pernambuco, promovem entre os dia 15 e 16 de outubro a Jornada Povos de Pernambuco: Diversidade, Território, e Soberania Alimentar. O evento acontece no prédio do CEGOE – no Campus da UFRPE, em Dois Irmãos, no Recife.

A jornada vai reunir povos indígenas, pescadores/as, quilombolas, comunidades de terreiros, agricultores/as familiares, assentados/as e acampados/as de reforma agrária para mostrar a importância do trabalho e da cultura dos/as que vivem no meio rural brasileiro, em especial de Pernambuco. “Compreendemos que é uma grande oportunidade que temos para dar visibilidade a esses povos e os/as campesinos/as. Vai ser uma amostra da enorme diversidade de expressões culturais que compõem o povo pernambucano”, explica o professor e um dos coordenadores do evento, Marcos Figueiredo.

Para mostrar essa diversidade para estudantes, professores/as e a população recifense, serão armadas instalações pedagógicas, formando um cenários onde os Quilombolas do Sertão, os Xukuru do Agreste, os/as pescadores/as e assentados/as da Zona da Mata apresentem e dialoguem com os/as visitantes sobre a sua cultura, sua produção e a realidade do seu território. Serão momentos de compartilhamentos de conhecimentos e de construção de laços do rural com o urbano. Para contribuir com os diálogos e o momento, o representante nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), João Pedro Stédille também se fará presente.

A programação da jornada tem início com o lançamento do livro A Dialética da Agroecologia, do professor e pesquisador Luiz Carlos Pinheiro Machado, no auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (ADUFERPE), em Dois Irmãos, no Campus da UFRPE, no dia 15 de outubro, às 19 horas. No dia 16, as atividades iniciam à 08h no pátio externo do CEGOE, que fica no mesmo local. Até o meio dia, os/as participantes podem desfrutar das conversas e dos visuais diversos visitando as sete instalações pedagógicas. Na parte da tarde haverá uma mesa de conversa com Stédille e lideranças rurais. O evento é aberto ao público.


Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *