XIV Assembleia do Povo Xukuru de Ororubá debate a importância da água para todos os povos

foto para texto getúlio
Foto: Conselho Indigenista Missionário

por Getulio Roberto (integrante da Coordenação do Fojupe e da Comissão Territorial de Jovens Multiplicadores da Agroecologia)

Entre os dias 17 e 20 de maio aconteceu, na aldeia Pedra D’água, terra indígena localizada no município de Pesqueira, a XIV Assembleia do Povo Xukuru de Ororubá, que teve como tema Limolaigo Toipe – Terra dos ancestrais: a Água é o Sangue da Terra, onde os povos Xukurus colocaram a importância da água como elemento sagrado e indispensável à vida.

Com a presença de vários povos, entre outros os Potiguara, da Paraíba, Xukuru-Kariri, de Alagoas, e Kambiwá, de Pernambuco, foi debatida a conjuntura da região e os problemas que afetam a vida das comunidades indígenas do sertão da Bahia até o Ceará. O encontro reuniu, além dos próprios indígenas, representantes de várias entidades, dentre elas organizações governamentais e não governamentais, a exemplo das ONGs e movimentos populares que trazem dentro de sua pauta as causas indígenas. Destacando a Secretaria de Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Saúde, Movimentos das Comunidades Populares (MCP) e Fórum das Juventudes de Pernambuco (Fojupe).

O evento teve como principal objetivo mostrar a sociedade a luta indígena diante da preservação dos recursos naturais dentro de seu território, e lembrar também a grande luta do povo Xukuru pelo reconhecimento territorial, ressaltando a falta de seu grande líder Xicão Xukuru, assassinado em 1998, que vive mesmo após sua morte dentro do coração de seu povo.

Acesse o link para ler a Carta do encontro na íntegra! http://bit.ly/Voqwpc


Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *