I Festival da Juventude Rural Nordestina acontece em Carpina
por Victória Ayres (Centro Sabiá)
Nesta quarta-feira, dia 7, começa o I Festival da Juventude Rural Nordestina, no Centro Social da FETAPE (Federação dos Trabalhadores na Agricultura no estado de Pernambuco), em Carpina, que vai até sexta-feira. O encontro tem como objetivo promover o debate político entre os/as jovens do meio rural, focando em políticas públicas que sejam estruturantes para a qualidade de vida da juventude no campo e que garantam sua permanência lá. Essa edição também tem como objetivo servir de preparação política para o Festival Nacional, que ocorrerá ano que vem.
Adriana do Nascimento explica que cada região está se preparando para discutir as suas demandas específicas, e no caso do Nordeste, a Carta da Juventude Rural Nordestina será entregue às autoridades na sexta-feira, com as reivindicações da juventude camponesa dessa região, “Luiz Haroldo, que está no Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e representa o governo federal em Pernambuco, já confirmou a presença sexta-feira para poder receber a Carta”, diz ela.
Para participar, só é preciso se cadastrar no local, às 8h da manhã. Dia 7, na quarta-feira, dois eixos temáticos serão discutidos, a juventude rural no contexto das políticas públicas e a reforma política e as eleições 2014 relacionadas à juventude rural. Na quinta-feira, dia 8, será discutido o aniversário de 50 anos do MSTTR (Movimento Sindical dos Trabalhadores Rurais) e a participação da juventude camponesa no movimento sindical.
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.