Missão de Cooperação Internacional em Agroecologia realiza jornada na Índia para conhecer experiências de agricultura natural

Por Manuela Maria, agricultora e coordenadora do Espaço Agroecológico de Gravatá

Produzir alimentos de qualidade, cuidar do meio ambiente, das nascentes e de todos os seres vivos. Este é o compromisso da Rede Espaço Agroecológico, em conjunto com o Centro Sabiá, ao promover a agricultura familiar agroecológica e economicamente acessível a todos e todas, independentemente da classe social.

Com base nesse princípio, que guia nossas articulações e trabalho, a Rede Espaço Agroecológico e o Centro Sabiá estiveram na Missão de Cooperação Internacional em Agroecologia no estado de Andhra Pradesh, região sul da Índia, dos dias 29 de setembro a 10 de outubro. A jornada foi organizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em parceria com a Now Partners, organização internacional que promove alianças empresariais e técnicas voltadas à sustentabilidade.

A missão teve como objetivo conhecer experiências sobre práticas voltadas para agricultura natural, realizadas nos distritos de Rajahmundry, Mukkamala, Kapavaram, Yernagudem e Kurukuru, tais como:

  • Não utilização de insumos químicos e/ou insumos orgânicos produzidos fora da comunidade rural;
  • Modelos de produção de hortas em policultivos, como banana, mamão, pimenta, cúrcuma, cacau, dendê, pimenta do reino, e outras culturas integradas;
  • Experimentos de agricultura das universidades locais juntos aos agricultores e uso de tecnologia avançada para facilitar o manejo e tratos culturais;
  • Centros de recursos biológicos e técnicas de preparo de bioativadores, como Ghana Jeevamrutam e Egg Amino Acid;
  • Interação com grupos de Autoajuda para Mulheres e outras instituições comunitárias que internalizam a agricultura natural, através de reuniões e discussões sobre o modelo de produção, acesso a insumos e fundos de investimento, produção e consumo de alimentos e registros de campo.

A Rede Espaço Agroecológico e o Centro Sabiá foram representados por Manuela Maria, agricultora e coordenadora do Espaço Agroecológico de Gravatá (PE). Ela somou à comitiva brasileira formada por agricultores e técnicos de diversas regiões do país.

Segundo Manuela, “foi inspirador ver a quantidade de alimentos produzidos na Índia, respeitando o solo e todos os seres vivos que dele dependem. Volto ao Brasil com uma bagagem de conhecimento e de um sentimento de mudança para o sistema produtivo brasileiro, que gasta milhões em aditivos químicos e poluem nossos solos e nascentes. A Índia mostra que é possível produzir em grande escala sem degradar o meio ambiente».

No se ha encontrado nada.

Compartilhe

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *