Centro Sabiá e UFRPE certificam 100 estudantes da Escola Marias – Mulheres e Agriculturas Urbanas

Por Rosa Sampaio
Periodista del Centro Sabiá

Foto: Ariel Maciel
Foto: Marília Távora
Foto: Marília Távora
Foto: Marília Távora

Na última quara-feira (17), 100 (cem) mulheres e homens de cinco comunidades do Grande Recife participaram de cerimônia de formatura no no curso da Escola Marias- Mulheres e Agriculturas Urbanas, encerrando o ciclo de formação do projeto realizado pelo Centro Sabiá. A celebração e ritos simbólicos aconteceram no Salão Nobre da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com a presença de autoridades, como a vice reitora Maria do Socorro de Lima, a coordenadora Geral do Sabiá, Maria Cristina Aurelian, prof. José Nunes, docente da UFRPE, a diretora do Departamento de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável do MDS, Patrícia Gentil e o coordenador Estadual do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Teto, MTST, Felipe Cavalcante.

Durante a cerimonia foi lançado o vídeo que conta o processo de concepção e execução da Escola pelo olhar das agricultoras, com depoimentos de algumas alunas sobre o processo de quase dois anos de projeto. O vídeo é uma realização do Centro Sabiá.

As alunas da Escola Marias fazem parte das cinco hortas que o Centro Sabiá acompanha nas comunidades das agricultoras, são elas: a horta da Comunidade Quilombola Onze Negras, no Cabo de Santo Agostinho; e no Recife, a Horta Popular Agroecológica Dandara em Peixinhos, a Horta Cozinha Solidária na Vila Santa Luzia, na Torre, a Horta Popular Agroecológica Sonho de Viver, em Boa Viagem, a Horta Margaridas, em Jiquiá.

A iniciativa do Centro Sabiá conta com a parceria com o Núcleo de Agroecologia e Campesinato da UFRPE e do MTST, e com o apoio do Programa Nacional de Agricultura Urbana, do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – MDS/Governo Federal. La acción es el resultado de una enmienda parlamentaria del diputado federal Túlio Gadelha.

No se ha encontrado nada.

Compartilhe

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *