Jovem Multiplicador da Agroecologia é eleito Conselheiro Tutelar do município de Riacho das Almas na região agreste de Pernambuco
Foto: Vanderlei Lima
Por José Carlos Pereira de Lima
No último dia 06 de outubro de 2019, aconteceu em todo Brasil a eleição para o Conselho Tutelar, órgão responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Assim como em vários munícipios do país, na cidade de Riacho das Almas, município que possui cerca de 20 mil habitantes que está localizado na região Agreste de Pernambuco, o comparecimento às urnas foi acima do esperado, votaram 4.814 cidadãos riachenses.
Na oportunidade, o jovem José Carlos Lima, morador do Sítio Rendeiros, zona rural do município, integrante da Comissão de Jovens Multiplicadores da Agroecologia (CJMA) foi eleito com 1.470 votos obtidos no pleito acima citado.
“Como jovem morador do campo e militante dos movimentos sociais, estou muito feliz com o resultado da eleição, pois observo que é necessário que nós (povo do campo, das florestas e das águas) ocupemos os espaços de participação política nos mais diversos setores da sociedade. A minha participação em organizações do terceiro setor como a Comissão de Jovens Multiplicadores da Agroecologia, grupo de jovens assessorado pelo Centro de Desenvolvimento Agroecológico (SABIÁ) possui importância fundamental nesse processo.” Disse José Carlos Lima.
A eleição para Conselheiro Tutelar em Riacho das Almas teve o seguinte resultado final: Jonatiana da Rádio eleita com 1584 votos, Professor Zé Carlos (José Carlos Lima) eleito com 1470 votos, Dudui eleito com 1.300 votos, Marcelo Tony eleito com 1.268 votos e Claudinha do Hospital eleita com 1192 votos. Os eleitos assumem em dez de janeiro do ano de 2020 para um mandato de quatro anos.
Que bom ter você por aqui…
Há mais de 30 anos, o Centro Sabiá planta mais vida, por um mundo mais justo. Já são mais de 15 mil famílias assessoradas produzindo em agroflorestas que alimentam e esfriam o planeta!
Sonhamos com a construção de um Brasil sem fome, sem veneno e sem machismo. Por isso, convidamos você a se juntar a esta luta.