A chuva vai passar no Recife. O que fica?

Nos próximos dias a chuva vai passar no Recife. Nos próximos dias, o sol vai brilhar forte e o calor vai voltar. A vida segue normalmente… Mas normal pra quem?

João Lucas França
Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

Foto: Darliton Silva / Acervo Centro Sabiá

O que fica.

Nos próximos dias a chuva vai passar no Recife. Nos próximos dias, o sol vai brilhar forte e o calor vai voltar. A vida segue normalmente… Mas normal pra quem?

Nestes próximos dias, famílias inteiras que hoje precisam de agasalhos, roupas, produtos de limpeza, comida, um lugar pra dormir, e verdadeiramente precisam de ajuda vão ser esquecidas – vão ser esquecidas porque nos próximos dias a chuva vai passar no Recife.

O que não passa é que casas inteiras sumiram com os deslizamentos. O que não passa são as vidas perdidas, as mortes, os desaparecidos, as famílias encharcadas em meio a tanto caos, tanta água… em meio a tanta falta de planejamento urbano – um problema histórico da “Veneza brasileira.”

Mas, nos próximos dias a chuva vai passar no Recife. E aí as enchentes, os alagamentos, as mortes, os deslizamentos, os desabrigados, os desaparecidos, tudo isso vai ser esquecido, varrido pra debaixo do tapete, pelo menos até a próxima chuva no Recife, que talvez só venha daqui um mês… talvez no fim do ano… talvez só ano que vem! E só ano que vem os políticos, as instituições, se mobilizem de novo.

Foto: Darliton Silva / Acervo Centro Sabiá

A gente se acostuma.

Nos próximos dias a chuva vai passar no Recife. Mas as pessoas permanecem. Os problemas também. Os anos passam, e os os rostos mudam, mas os perfis são os mesmos: é gente marginalizada, negra, homens, mulheres, crianças da periferia. É só uma tragédia? Coincidência? Quando que o caos virou plano de governo? Como diria Marina Colasanti, “A gente se acostuma, mas não devia.”

Mas nos próximos dias a chuva vai passar no Recife. Continue doando. Apoiando quem precisa. Abrigando os que perderam tudo, porque quando o sol abrir… ainda vai ter muita gente no escuro. Continue sendo cidadão – e sendo cidadão e cidadã, busque mudanças neste que é um ano de eleições. Não podemos fazer as mesmas escolhas e esperar resultados diferentes.

Não esqueça: Nos próximos dias a chuva vai passar.

Doe agora!

Pix: doacao@centrosabia.org.br
Depósito ou transferência para: Centro de Densevolvimento Agroecológico Sabiá
CNPJ: 41.228.651/0001-10
Banco do Brasil – 001
AG: 1836-8
C/C: 59.762-7

Estamos recebendo doações de:

  • Água;
  • Alimentos não perecíveis;
  • Material de higiene e limpeza;
  • Lençóis;
  • Colchões;
  • Roupas;
  • Calçados.

Endereço: Rua do Sossego, 355, Santo Amaro, Recife- PE
Contato: (81) 3223-7026 / 3223-3323
Horário: Das 8h às 17h

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *