Organizações brasileiras vão à União Europeia para denunciar ataques de Bolsonaro ao  sistema eleitoral

A Associação Brasileira de Ongs(ABONG), a qual o Centro Sabiá integra, e mais outras 11 organizações brasileiras participaram ontem(08), de evento na sede da União Europeia, em Bruxelas.

Reprodução/Abong

Representantes de organizações da sociedade civil brasileira vão à Europa para denunciar o aumento da violência política no Brasil durante o período eleitoral, bem como os ataques do presidente Jair Bolsonaro à integridade do sistema eleitoral. Em encontros com membros do Alto Comissariado da União Europeia e na 51ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas), os brasileiros também vão pedir que a comunidade internacional reconheça os resultados das eleições.

Ontem(08), delegação composta por representantes da Associação Brasileira de Ongs(ABONG), a qual o Centro Sabiá integra, participou de um encontro em Bruxelas, na sede da União Europeia. Participaram também, representantes das seguintes organizações brasileiras: Artigo 19, Comissão Arns, Washington Brazil Office, Conectas, Plataforma CIPÓ, Ação Educativa, Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos e Coalizão Negra Por Direitos. O objetivo foi dialogar e denunciar os ataques que o sistema eleitoral brasileiro vem sofrendo pelo atual presidente da república, Jair Bolsonaro.

Veronique Lorenzo, chefe da Divisão de América do Sul do serviço diplomático da União Europeia, declarou no encontro que “A União Europeia reafirma total apoio e confiança nas instituições brasileiras, inclusive STF e TSE”. “Nós trabalhamos próximos não apenas ao Executivo, mas a todos os outros Poderes e aos estados”, destacou.

Fruto do trabalho de articulação internacional das entidades, que se intensificou com o contexto eleitoral brasileiro, a agenda com União Europeia e ONU ocorre até o dia 23 de setembro. Na próxima terça-feira(13), as organizações brasileiras participarão de outra reunião, dessa vez na 51ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra. Na ocasião, vão fazer denunciar a violência política, o racismo institucional, ataques ao sistema eleitoral e violações aos direitos humanos no contexto eleitoral brasileiro, com a participação de missões diplomáticas de diversos países e relatores especiais da ONU.

Fonte: Agência galo, release; ABONG e Jamil Chade/ Reportagem UOL notícias.

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *