Racismo Ambiental? | Em Sintonia com a Natureza
Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

📻 Abrindo o mês de novembro – mês da resistência negra, o Em Sintonia com a Natureza fala de um tema de suma importância para campo e cidade! Falamos de racismo ambiental, e o combate a esse mal histórico de nosso país!
Novembro é o mês da consciência negra! Mês em que celebramos a negritude, cultura popular negra, resistimos juntos e lutamos – também juntos e juntas – contra o racismo estrutural do Brasil.


E falar de agroecologia e meio ambiente é também enfrentar preconceito, e lutar contra o racismo. O Brasil é um país que nasce no racismo, no preconceito e no extermínio de povos pretos e indígenas. O racismo infelizmente já está entranhando nas veias de nosso país – que se desenvolveu como uma monarquia, e institucionalizou o racismo na escravidão.
Hoje, mais de quinhentos anos depois do surgimento do Brasil, o povo preto e indígena ainda sofre com o ódio e exclusão, causados pelo regime escravocrata. É pensando nestes debates de exclusão, racismo e preconceito, que abrimos o mês da negritude falando do racismo ambiental! Afinal, o que é isso – e por que o Brasil é tão racista?
É para falar desse tema tão importante que participa do Em Sintonia com a Natureza desta semana – Robeyoncé Lima! Robeyoncé é 1ª advogada travesti preta de Pernambuco, Co-Deputada estadual, candidata a Deputada federal com mais de 80 mil votos.
O programa Em Sintonia com a Natureza vai ao ar todos os Domingos na Rádio Pajeú FM 99.3 , às 6h30 (Afogados da Ingazeira/PE), na Rádio Top Rio FM 90.5, às 7h (Rio Formoso/PE) e também na Rádio Pop 104.9 FM, às 7h (Surubim/PE). Também vai ao ar na Webrádio da Articulação do Semiárido (ASA) e na Rádio Web Agroecologia!
Que bom ter você por aqui…
Há mais de 30 anos, o Centro Sabiá planta mais vida, por um mundo mais justo. Já são mais de 15 mil famílias assessoradas produzindo em agroflorestas que alimentam e esfriam o planeta!
Sonhamos com a construção de um Brasil sem fome, sem veneno e sem machismo. Por isso, convidamos você a se juntar a esta luta.