Jovens do campo, das águas e das florestas se unem em Brasília por um futuro rural sustentável

Vitor Diego
Jovem Multiplicador da Agroecologia

Jovens representantes de comunidades rurais de todo o Brasil se reuniram em Brasília do dia 27 a 29 de fevereiro, para participar de um evento histórico: a discussão e elaboração do Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural. Organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar em conjunto com a Secretaria Nacional de Juventude, o encontro durou três dias e contou com a presença de representantes de diversos ministérios. O jovem multiplicador da agroecologia, Vitor Diego, esteve presente na atividade representando o Grupo de Trabalho de Juventude da Articulação Nacional de Agroecologia – ANA, o Centro Sabiá e a Comissão de Jovens Multiplicadores/as da Agroecologia – CJMA.

O principal objetivo desse encontro foi debater propostas e ações que podem ser incluídas no plano em desenvolvimento. Os jovens reivindicaram mais iniciativas do Governo Federal voltadas para a educação, assistência técnica e extensão rural, conectividade e outras medidas que visam garantir qualidade de vida à juventude que opta por permanecer no campo.

Segundo Fernanda Machiaveli, secretária-executiva do MDA, diversas ações importantes já estão em andamento, incluindo a criação da Coordenação-Geral da Juventude Rural e a inclusão de ações específicas para jovens no Plano Safra da Agricultura Familiar. A intenção é construir uma política de Estado de segunda geração voltada para a juventude rural, reconhecendo sua importância para a agricultura familiar no país.

Durante o evento, foi decidido que um grupo de representantes será formado para acompanhar os próximos passos do trabalho. Duda Vasconcelos, coordenadora-geral de Juventude Rural do MDA, afirmou que as reuniões com os ministérios continuarão para a elaboração do plano, e os jovens presentes indicarão representantes para integrar a comissão técnica, garantindo assim sua participação ativa na formulação dos objetivos e prioridades do plano.

A secretária-adjunta da Secretaria Nacional de Juventude, Jessy Dayane Silva Santos, destacou a importância do engajamento das lideranças jovens, tanto com parlamentares que atuam no campo quanto com organizações sociais, para consolidar o Plano Nacional da Juventude e Sucessão Rural.

Durante as discussões, os jovens expressaram seus anseios e dificuldades. Kleitinho Mendes, assessor da Pastoral da Juventude Rural, ressaltou a importância de políticas que evitem o êxodo rural e estimulem a produção e a segurança alimentar do país. Samuel Oliveira, do Movimento dos Atingidos por Barragens, enfatizou a necessidade de recursos para a implementação eficaz das políticas públicas.

Representantes indígenas, como Tainara Cruz do Amazonas, pediram mais reconhecimento para as organizações rurais e a inclusão da juventude em programas que levem em conta suas demandas e propostas. Felipe Junior, da Bahia, destacou a importância da educação e melhores condições para as escolas rurais, enquanto outros jovens pleitearam mais inclusão, acesso à internet, saúde pública de qualidade e melhor infraestrutura nas áreas rurais.

Esse encontro representa um passo importante na construção de um futuro rural mais sustentável e inclusivo, onde a juventude tem voz ativa e participativa na definição das políticas que afetam suas vidas e seus territórios. O próximo passo será a avaliação das sugestões apresentadas e um novo debate na terceira conferência, que está prevista para acontecer em breve.

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *