Centro Sabiá inicia curso de gerenciamento da água para produção de alimentos no Agreste de Pernambuco

Por Darliton Silva
Comunicador do Centro Sabiá

Realizamos, entre os dias 20, 21 e 22 de março, o primeiro curso de Gerenciamento da Água para Produção de Alimentos [GAPA] na comunidade da Onça, no município de São Caetano [PE], para duas turmas de 18 beneficiários/as cada. A formação faz parte do Programa Uma Terra e Duas Águas [P1+2].

Com essa formação às famílias agricultoras se apropriam de conhecimentos sobre o manejo da água, os cuidados com a horta, as plantas medicinais, o uso dos defensivos naturais, a fertilização do solo, e o acesso aos fundos Rotativo Solidário. O curso também discute propostas de convivência com o Semiárido e justiça climática.

A cidade de São Caetano está sendo contemplada com 61 tecnologias sociais de acesso à água para produção, sendo 43 cisternas calçadão e 18 cisternas de enxurrada.

O P1+2 é um programa da Articulação Semiárido Brasileiro e tem como objetivo descentralizar o acesso à água, além de atuar em prol da qualidade de vida das famílias agricultoras no Semiárido.

Assim como outras organizações que atuam na região semiárida, o Centro Sabiá está executando o P1+2 na região do Agreste Setentrional a partir do Termo de Colaboração nº 944934/2023, celebrado com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate Fome (MDS). Essa execução também é acompanhada do Programa Fomento Rural, que garante que todas as famílias selecionadas recebam recursos financeiros para investir em seus quintais produtivos.

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *