Região Metropolitana do Recife vai ganhar a primeira Escola de Agriculturas Urbanas e Periurbanas

Por Rosa Sampaio
Jornalista do Centro Sabiá

Horta Popular Agroecológica Dandara – Foto: Darliton Silva | Acervo Centro Sabiá

O Centro Sabiá lança a Escola MARIAS – Mulheres e Agriculturas Urbanas na Região Metropolitana do Recife (RMR). O projeto, com duração de 24 meses, busca fortalecer as iniciativas de agricultura urbana e periurbana de perfil agroecológico no Grande Recife, a partir da formação e partilha de conhecimentos de 100 agricultoras/es, em especial de mulheres periféricas, na perspectiva da Segurança Alimentar e Nutricional, da saúde, da geração de renda e da melhoria da qualidade de vida dessas populações.

A iniciativa do Centro Sabiá conta com a parceria do Núcleo de Agroecologia e Campesinato e da Pró Reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Movimento dos Trabalhadores/as Sem-Teto de Pernambuco (MTST), e com o apoio do Programa Nacional de Agricultura Urbana, do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – MDS/Governo Federal. A ação é fruto da emenda parlamentar do deputado federal, Túlio Gadelha.

O curso será dividido em dois módulos, de produção e transformação dos alimentos. Serão quatro turmas ao longo dos dois anos do projeto. Complementando a formação, todos/as alunos e alunas do curso participarão de um módulo adicional de temas transversais, em seis palestras sobre temas relacionados à garantia de direitos e promoção de justiça social a partir do olhar da Agricultura Urbana e Periurbana Agroecológica. Cada turma realizará, ainda, um intercâmbio de imersão para contato com outras experiências urbanas de agriculturas.

O projeto fará o acompanhamento de cinco hortas, nas comunidades das agricultoras/es, são elas: a horta da Comunidade Quilombola Onze Negras, no Cabo de Santo Agostinho; e no Recife, a Horta Popular Agroecológica Dandara em Peixinhos, a Horta Cozinha Solidária na Vila Santa Luzia, na Torre, a Horta Popular Agroecológica Sonho de Viver, em Boa Viagem, a Horta Margaridas, em Jiquiá.

O Centro Sabiá, a UFRPE e o MTST lançam oficialmente a Escola MARIAS, dentro das ações na Jornada do Dia da Terra- 2024. O lançamento está marcado para segunda-feira, dia 22/4 (Dia Mundial da Terra), às 11h, na Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ, sala Calouste Gulbenkian, em Casa Forte, no Recife. Na ocasião, estarão presentes agricultoras/es urbanos, representantes da ONG, da UFRPE e do Movimento.

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

2 comentários

    • Bom dia Marluce! As vagas para a primeira e a segunda turmas deste ano da Escola Marias – Mulheres e Agriculturas Urbanas já foram todas preenchidas. Prioritariamente, nestas turmas de 2024, o projeto irá atender as mulheres das cinco (5) hortas que o Centro Sabiá assessora e acompanha. Agradecemos o interesse e continuem nos acompanhando aqui pelas redes sociais e pelo site, que sempre têm novidades desta e de outras ações que realizamos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *