Caderno das Marias – Boas práticas de Agricultura Urbana (Parte 01)
Escola Marias
Durante o mês de janeiro, nossos podcasts – Cantos do Sabiá e Comida de Verdade – entram em recesso. Mas nossas produções não param! Por enquanto, você fica com os cadernos da Escola Marias: Boas práticas de Agricultura Urbana e o Caderno de Receitas.
Sintonize com a agricultura urbana e suas práticas. Disponível em nosso Youtube e também Spotify em forma de áudio! Se quiser ler o material completo, acesse o acervo do Centro Sabiá: VOAFLIX.
O Centro Sabiá é uma Organização Não Governamental que existe desde 1993 e que surgiu num momento em que a fome no Brasil atingia números alarmantes da população. O trabalho, desenvolvido ao longo de mais de 30 anos, orienta e estimula que as famílias agricultoras pratiquem um tipo de agricultura que não agrida o meio ambiente, que produza alimentos saudáveis, que gere renda e melhore a sua qualidade de vida e que sobretudo paute a garantia de direitos fundamentais das mesmas.
A partir de 2016, o Centro Sabiá iniciou os trabalhos voltados para o desenvolvimento da Agricultura Urbana e Periurbana na Região Metropolitana do Recife (RMR) cujo foco foi direcionado para o fortalecimento e luta pela Segurança Alimentar e Nutricional, com base na educação alimentar e na dimensão terapêutica da relação com a terra e do autocuidado, de populações urbanas periféricas, em especial grupos de mulheres.
Esta cartilha é uma publicação do Centro Sabiá em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e com o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras sem Teto (MTST), lançada em 2024, como material didático para as aulas da ESCOLA MARIAS – mulheres
e agriculturas urbanas.
Neste áudio você vai ouvir:
- É possível plantar nas cidades?
- O que é preciso para plantar?
- Recuperação de Solo;
- Adubação orgânica.
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.