Tem florestas no Recife? | Comida de Verdade

João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

Tem florestas no Recife? Estamos fechando o mês de maio, que é o mês da Mata Atlântica, e entrando na Semana do Meio Ambiente – a primeira semana de junho!

E o que isso importa? Acho que importa muito. A Mata Atlântica é a floresta que compõe o Recife. Na verdade, a cidade inteira é uma cidade na floresta. Uma floresta urbana.

Mesmo assim, apenas 20% da vegetação natural da Mata Atlântica sobreviveu no Recife. E, só com isso, já é possível afirmar que a cidade abriga a 3ª maior área preservada do bioma no país!

O que significa preservar a Mata Atlântica no meio da cidade? Mas não qualquer cidade; uma cidade como o Recife, que enfrenta as mudanças climáticas no cotidiano. Uma cidade com dificuldades no acesso à água potável, que sofre com o calor urbano e o avanço do mar.

O que tudo isso tem a ver com a Mata Atlântica? Vamos conversar sobre esse tema no Comida de Verdade. E quem participa com a gente é Ana Carolina Lins e Silva – mestra e doutora em Ecologia, docente na UFRPE (Departamento de Biologia), pesquisadora em fragmentos de florestas. Atua nas áreas de Ecologia de Comunidades de Plantas, Conservação da Biodiversidade e Ecologia de Paisagens na Mata Atlântica.

Comida de Verdade é o seu programa de todos os sábados, para falar de alimentação e agroecologia, valorizando nossas feiras e a cultura local. Todos sábados, às 10h30, na Rádio Universitária 99.9 FM e retransmissão na Rádio Universitária Paulo Freire 820 AM – Formato podcast no Spotify do Centro Sabiá! https://spoti.fi/31VtUj5

Que bom ter você por aqui…

Há mais de 30 anos, o Centro Sabiá planta mais vida, por um mundo mais justo. Já são mais de 15 mil famílias assessoradas produzindo em agroflorestas que alimentam e esfriam o planeta!

Sonhamos com a construção de um Brasil sem fome, sem veneno e sem machismo. Por isso, convidamos você a se juntar a esta luta.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *