Juventudes rumo à COP30! | Cantos do Sabiá
João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

Em 2025, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30, acontece aqui, em solo brasileiro.
Na segunda-feira, 10 de novembro, começa a jornada da COP30 no Brasil, em Belém do Pará, um momento histórico para discutir as mudanças climáticas, que estão cada vez mais extremas.
Mas se é só em novembro, por que já estamos falando disso agora? É porque também em 2025 vem aí a trilha formativa “Juventudes Semiáridas rumo à COP30!” Uma capacitação com foco em justiça climática, agroecologia e convivência com o Semiárido, voltada para jovens de até 35 anos, de diferentes regiões da América Latina.
São elas, as juventudes, que construirão o nosso futuro. Nada mais justo do que serem também essas juventudes diversas as que ouvem, falam, participam. As que são ativas em uma conferência tão urgente quanto a COP30 no Brasil.
A ação é da Plataforma Semiáridos da América Latina, em parceria com o Centro Sabiá, o Observatório do Clima e a Terre des Hommes Suisse. A proposta é formar e articular jovens rurais para incidirem em espaços de decisão – como a COP30, que acontece no Brasil, em Belém.
E por que essa participação importa? Como participam as juventudes rurais na COP30? E, afinal, de que vale essa participação?
Vamos conversar sobre toda essa trilha formativa, sobre as juventudes na luta climática, e também sobre o projeto “Juventudes Semiáridas rumo à COP30!”, agora com Frances Andrade: jovem ativista climático e socioambiental do semiárido brasileiro. Mobilizador de envolvimento e capacitação de jovens e grupos sub-representados para participarem em espaços de tomada de decisão a nível local, regional, nacional e internacional. Pesquisador e ativista socioambiental e climático do Alto Sertão Sergipano.

Cantos do Sabiá é o Podcast do Centro Sabiá! Semanalmente discutimos agroecologia, sustentabilidade e política no campo e cidade! O podcast vai ao ar todas às segundas-feiras, com a edição completa da entrevista que originalmente compõem o programa de rádio do Centro. https://spoti.fi/31VtUj5
Que bom ter você por aqui…
Há mais de 30 anos, o Centro Sabiá planta mais vida, por um mundo mais justo. Já são mais de 15 mil famílias assessoradas produzindo em agroflorestas que alimentam e esfriam o planeta!
Sonhamos com a construção de um Brasil sem fome, sem veneno e sem machismo. Por isso, convidamos você a se juntar a esta luta.