Tem agricultura na periferia? | Comida de Verdade

João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

A Escola MARIAS – Mulheres e Agriculturas Urbanas venceu o Prêmio Periferia Viva 2025! Esse prêmio, do Ministério das Cidades, reconhece a força das iniciativas populares que transformam os territórios periféricos e enfrentam a desigualdade socioespacial na prática.

E o tema deste ano resume bem essa luta: Periferia Viva é construção coletiva. A Escola MARIAS é uma das vencedoras do prêmio em 2025, um reconhecimento que mostra como a agricultura urbana e periurbana é ferramenta real de transformação social.

Por isso, hoje o Comida de Verdade pergunta: tem agricultura na periferia?
Como a assessoria técnica e as experiências de agroecologia fortalecem a agricultura que acontece dentro das cidades — dentro das favelas, de becos, vielas e onde mais seja possível?

Hoje conversamos com Aniérica Almeida – Mestra em Extensão Rural e Desenvolvimento Local, coordenadora técnico-pedagógica do Centro Sabiá. Gabriel Hirata – Gestor ambiental e técnico em Agroecologia pelo Centro Sabiá. Simone Arimatéia – Agroecologista e assessora técnica em agricultura urbana pelo Centro Sabiá, integrante do Coletivo Nacional de Agricultura Urbana.

Comida de Verdade é o seu programa de todos os sábados, para falar de alimentação e agroecologia, valorizando nossas feiras e a cultura local. Todos sábados, às 10h30, na Rádio Universitária 99.9 FM e retransmissão na Rádio Universitária Paulo Freire 820 AM – Formato podcast no Spotify do Centro Sabiá! https://open.spotify.com/show/5Yeo5PhoEelWIpuC6cYERE 

Que bom ter você por aqui…

Há mais de 30 anos, o Centro Sabiá planta mais vida, por um mundo mais justo. Já são mais de 15 mil famílias assessoradas produzindo em agroflorestas que alimentam e esfriam o planeta!

Sonhamos com a construção de um Brasil sem fome, sem veneno e sem machismo. Por isso, convidamos você a se juntar a esta luta.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *