Racismo Ambiental? | Cantos do Sabiá
Radialista e comunicador do Centro Sabiá.
🎧 O Cantos do Sabiá de hoje entra na discussão do mês da resistência negra. Falamos de racismo ambiental, e o combate a esse mal histórico de nosso país!
Novembro é o mês da consciência negra! Mês em que celebramos a negritude, cultura popular negra, resistimos juntos e lutamos – também juntos e juntas – contra o racismo estrutural do Brasil.
Falar de agroecologia e meio ambiente é também enfrentar preconceito, e lutar contra o racismo. O Brasil é um país que nasce no racismo, no preconceito e no extermínio de povos pretos e indígenas. O racismo infelizmente já está entranhando nas veias de nosso país – que se desenvolveu como uma monarquia, e institucionalizou o racismo na escravidão.
Hoje, mais de quinhentos anos depois do surgimento do Brasil, o povo preto e indígena ainda sofre com o ódio e exclusão, causados pelo regime escravocrata. É pensando nestes debates de exclusão, racismo e preconceito, que abrimos o mês da negritude falando do racismo ambiental! Afinal, o que é isso – e por que o Brasil é tão racista?
É para falar desse tema tão importante que participa do nosso podcast – Robeyoncé Lima! Robeyoncé é a 1ª advogada travesti preta de Pernambuco, Co-Deputada estadual, candidata a Deputada federal com mais de 80 mil votos.
Cantos do Sabiá é o Podcast do Centro Sabiá! Semanalmente discutimos agroecologia, sustentabilidade e política no campo e cidade! O podcast vai ao ar todas às segundas-feiras, com a edição completa da entrevista que originalmente compõem o programa de rádio do Centro. https://spoti.fi/31VtUj5
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.