Quilombo Produtivo, Cultivo Ancestral! | Cantos do Sabiá

João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

O Cantos do Sabiá está no ar, para abrir o mês da consciência negra, com a agricultura que em tudo tem a ver com negritude. Hoje falamos de Quilombo produtivo, cultivo ancestral! 

Ancestralidade, resistência e resiliência tem tudo a ver com alimentação, produção, bem viver! O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, traz dados nunca antes vistos em nosso país sobre a população quilombola: são 386.750 quilombolas contados no último censo de 2022, sendo em Pernambuco 29.814!

A população quilombola é portadora dessa ancestralidade, das raízes e histórias de nosso país antes de ser país; das roças, quintais produtivos, do plantar e colher… Tudo isso é agricultura!

E é para saudar, reconhecer e também discutir tudo que envolve ancestralidade e cultivo, que hoje conversamos com a pesquisadora Joise Maria! Mulher negra, Makota de Oxum do terreiro Lembarocy em Salvador, nutricionista pela UNEB. Mestra e doutoranda em Alimentos, Nutrição e Saúde pela UFBA. Ela é pesquisadora com interesse em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, Povos Tradicionais de Terreiro de matriz africana e Quilombolas.

Cantos do Sabiá é o Podcast do Centro Sabiá! Semanalmente discutimos agroecologia, sustentabilidade e política no campo e cidade! O podcast vai ao ar todas às segundas-feiras, com a edição completa da entrevista que originalmente compõem o programa de rádio do Centro. https://spoti.fi/31VtUj5

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *