Um voto por elas | Cantos do Sabiá

João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

O Cantos do Sabiá faz um levante, para refletir a conquista do voto feminino no Brasil! O dia 21 de fevereiro é um marco importante. Uma data de luta, que celebra a conquista do voto feminino em todo o país.

A trajetória das mulheres em busca desse direito, vem de muitos anos, bem antes de 1891, quando já havia levantes para incluir o voto das mulheres como um direito garantido.

Mas o voto mesmo só pode ser acessado em 1932, mais de quarenta anos depois do primeiro levante por esse direito – e depois de diversas lutas, travadas por tantas mulheres. A luta pela igualdade nas urnas ganhou impulso e se espalhou graças ao avanço dos movimentos sociais; graças à luta popular, à luta organizada e ao feminismo. 

Não é só o voto que garante acesso. Não é só poder votar, é em quem pode votar. A mulher está representada pelas eleições? O voto feminino garante igualdade?

É sobre essa representação, e a importância do voto delas, das mulheres, para a democracia, para a representação política, pela participação! Um voto por elas. Para falar desse tema tão importante, convidamos para o Cantos do Sabiá, a pesquisadora e socióloga Carmen Silva! Carmen é feminista, educadora do SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia.

Cantos do Sabiá é o Podcast do Centro Sabiá! Semanalmente discutimos agroecologia, sustentabilidade e política no campo e cidade! O podcast vai ao ar todas às segundas-feiras, com a edição completa da entrevista que originalmente compõem o programa de rádio do Centro. https://spoti.fi/31VtUj5

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *