CJMA presente na 19ª Feira do Verde do município de Brejo da Madre de Deus, agreste pernambucano.
Por Willanlidison Gaudêncio da Silva, jovem multiplicador da agroecologia do município de Riachos das Almas.
Fotos: CJMA
O Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável do município de Brejo da Madre de Deus realizou nos dias 27 e 28 de abril de 2019 a tradicional Feira do Verde. Momento histórico e que conta com a participação de muitas famílias agricultoras da cidade que levam seus produtos para demonstrar e comercializá-los. A feira aconteceu na Praça Dantas Barretos, em frente ao Estádio Municipal Valdomiro Silva. Foram momentos de multiplicação da agricultura familiar para os/as agricultores/as da cidade de Brejo e região. Pra mim que sou um jovem camponês foi muito importante participar deste momento, no estande da Comissão de Jovens Multiplicadores/as da Agroecologia estava eu e mais 02 jovens (Gildo José e Tatiane Faustino) das cidades de Riacho das Almas, Jataúba e Afogados da Ingazeira. Na ocasião, além de dar visibilidade às ações de produção agroecológica das juventudes em seus territórios, pudemos usar nossos materiais de comunicação/divulgação e visibilizar também a CJMA.
E foi muito bacana a nossa participação, levamos para comercializar fubá de milho, farinha de milho, mel de abelhas, licores de frutas, plantas medicinais e artesanatos como calares. Isso tem sido uma prática, onde a cada dia temos buscado nos articular e preparar previamente para poder ocupar mais e mais estes espaços. Tanto pelo fato de poder mostrar os nossos produtos, como para conhecer outros e também porque é uma boa oportunidade de geração de renda para as juventudes camponesas. Neste feira, estiveram presentes autoridades municipais e estadual, contou também com a participação do Sindicato de Trabalhadores/as Rurais (STR) da cidade, da secretaria de agricultura e abastecimento e do SERTA – Serviço de Tecnologia Alternativa.
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.