COP30 no Brasil: O que ecoamos? | Comida de Verdade
João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

A COP30 veio e passou. A Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas, realizada este ano em Belém do Pará, no Brasil, reuniu lideranças mundiais, cientistas e representantes da sociedade civil para negociar ações de combate e adaptação à crise climática.
Delegações de 194 países participaram dos debates sobre a emergência climática, buscando acordos para o clima global. E o Centro Sabiá esteve presente na COP30.
Desde 2023, somos uma organização observadora credenciada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Neste ano, o foco do debate foi a adaptação climática e a transição justa. Realizada em um país que abriga a maior região semiárida das Américas, a COP30 precisa considerar a importância desse território em suas discussões.
Hoje, no Comida de Verdade, conversamos sobre a participação do Centro Sabiá na COP30 – o que queremos ecoar, o que permanece e que discussões continuam após a COP do Brasil, a COP da mudança.
Vamos ouvir algumas vozes, incluindo Carlos Magno, coordenador de mobilização do Centro Sabiá, que representou a organização na COP30 do Brasil.

Comida de Verdade é o seu programa de todos os sábados, para falar de alimentação e agroecologia, valorizando nossas feiras e a cultura local. Todos sábados, às 10h30, na Rádio Universitária 99.9 FM e retransmissão na Rádio Universitária Paulo Freire 820 AM – Formato podcast no Spotify do Centro Sabiá! https://open.spotify.com/show/5Yeo5PhoEelWIpuC6cYERE
Que bom ter você por aqui…
Há mais de 30 anos, o Centro Sabiá planta mais vida, por um mundo mais justo. Já são mais de 15 mil famílias assessoradas produzindo em agroflorestas que alimentam e esfriam o planeta!
Sonhamos com a construção de um Brasil sem fome, sem veneno e sem machismo. Por isso, convidamos você a se juntar a esta luta.



