FÓRUM DA TERRA LAC 2024. SESSÃO 4
CRISE CLIMÁTICA E MIGRAÇÃO RURAL NAS REGIÕES SEMIÁRIDAS DA AMÉRICA LATINA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS
29 DE MAIO – 15:00 H LIMA
(VERIFIQUE O HORÁRIO EM SEU PAÍS AQUI)
EM ESPANHOL COM TRADUÇÃO SIMULTÂNEA PARA INGLÊS E PORTUGUÊS.
INSCREVA-SE
O aquecimento global e suas consequências estão mudando a realidade e as perspectivas futuras da agricultura global e colocando em maior risco a segurança alimentar e os meios de subsistência das pessoas em geral e das comunidades rurais em particular. Os maiores impactos são esperados na disponibilidade e no fornecimento de água, na perda de biodiversidade e na qualidade do solo, na segurança alimentar e na renda das atividades relacionadas à agricultura. Os desastres ambientais, juntamente com suas consequências sociais e, principalmente, a piora das condições produtivas, multiplicam a necessidade de as comunidades deixarem seus territórios.
Até 2050, projeta-se que 17 milhões de pessoas poderão ser forçadas a migrarem na América Latina em decorrência dos efeitos das mudanças climáticas (Banco Mundial, 2023). As comunidades rurais já são afetadas por esses fenômenos cada vez mais recorrentes, desencadeando a migração para centros urbanos, regiões dominadas pelo latifúndio e pelo agronegócio, e a migração internacional em busca de emprego e melhores condições de vida. Sabemos que esses fenômenos são de alcance global e impactam diferentes contextos. Nesse caso, por que é importante falar sobre os semiáridos?
A sessão tem como objetivo aprofundar o debate a partir da perspectiva desses territórios que foram historicamente impactados e criaram formas resilientes de adaptação e convivência com o seu clima. Para refletir sobre os desafios atuais, mas também para dar visibilidade às boas práticas e estratégias de adaptação, serão compartilhadas as experiências das regiões latino-americanas, com base no trabalho de organizações, governos e jovens rurais, o que levará a análises compartilhadas que permitirão uma maior compreensão dos fenômenos que impactam as regiões semiáridas, bem como a construção de mensagens para a incidência regional e ações coordenadas.
PROGRAMAÇÃO
- Boas-vindas e moderação
Esther Martins, Plataforma Semiáridos da América Latina
- Apresentação introdutória: Mobilidade humana e mudanças climáticas na América Latina
Helena Olea, Allianza Americas e Climate Migration Displacement Platform (CMDP)
- PAINEL: Migração e crise climática: por que é tão importante falar sobre os semiáridos?
- Políticas públicas para o combate à desertificação e à crise climática em regiões semiáridas
Alexandre Pires, Diretor de Combate à Desertificação, Ministério do Meio Ambiente, Brasil
- Contexto e estratégias locais na região semiárida da Venezuela
Manuel Gómez, Diretor Geral da Acción Campesina
- Organização dos jovens para a sucessão rural e a permanência nos territórios
Micaela Leguizamón e Gustavo Silva, Chaco Argentino, Red de Juventudes de los Semiáridos (Rede de Jovens das Terras Semiáridas)
- Contexto e estratégias locais na região semiárida do Brasil
Carlos Magno, Coordenador de Mobilização Social do Centro Sabiá e Ponto Focal da Plataforma do Semiárido Latino-Americano
- Perguntas e respostas
- Encerramento
Todas as informações sobre o Fórum da Terra LAC 2024
No se ha encontrado nada.