Importância da juventude na política e no voto

Allyson Oliver
Jovem Multiplicador de Agroecologia (CJMA)

Darliton Silva/Acervo Centro Sabiá

A democracia é um direito de todos e as juventudes têm todo o direito e voz de lutar para exercer seu papel na política, as e os jovens em si, hoje tem o domínio do seu voto, o qual  será decisivo para as eleições deste pleito eleitoral de 2022, principalmente para a Presidência da República.

Estamos lutando dia após dia pelos nossos direitos, à igualdade, à educação, à saúde e às políticas públicas do nosso país. Com isso, foi iniciado pela juventude camponesa, um mutirão para a emissão do Título Eleitoral, com adolescentes entre 16 a 18 anos de idade nas cidades de Vitória de Santo Antão e Palmares na Mata Sul de Pernambuco. Para que possam exercer seu primeiro voto no pleito eleitoral de 2022, enfatizando a importância das/os jovens e adolescentes exercerem seu papel como eleitor, bem como a importância de nos unirmos para tirarmos o atual Presidente da República, que é nosso inimigo.

Inimigo esse que vem mostrando várias negligências com nosso país, colocando o Brasil de volta ao mapa da fome, sua falta de empatia pelos brasileiros, e principalmente pela memória e famílias dos 666 mil mortos pela COVID-19 no país.

No Brasil, o voto de adolescentes entre 16 e 17 anos não é obrigatório, mas o interesse do jovem brasileiro pela política tem crescido.  O Tribunal Superior Eleitoral disponibilizou a plataforma “Título Net”, para que os eleitorados regularizassem e emitissem a 1º via do título eleitoral, entretanto os números cresceram de 2014 a 2018 pra cá, entre os meses de janeiro a março de 2022 foram mais de 1.144.481 nos eleitores na faixa etária de 15 a 18 anos que emitiram a primeira via, isso significa que, jovens que não tem ainda obrigação de votar, tiveram o interesse de emitir seu título de eleitor para poder exercer seu dever, seu direito e  garantir o futuro do Brasil.


Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *