Reunião do Grupo Gestor de Projetos- GGP reuniu jovens da formação atual com os mais antigos para troca de experiências

Vitor Diego | integrante da CJMA, técnico em agroecologia e pedagogo
Leanderson Filipe Dias | agricultor e integrante da CJMA
Gildo José da Silva | Técnico em agroecologia e integrante da CJMA

Divulgação/CJMA

Nos dias 28 e 29 de março, no Santuário das Comunidades em Caruaru-PE, foi realizada a primeira reunião do Grupo Gestor do Projeto Juventudes e Agroecologia: sistemas agrícolas sustentáveis para enfrentar a fome e emergência climática no pós-pandemia. O encontro iniciou com mística de acolhida para conhecer cada um dos participantes.

Em seguida, foi debatido qual era o papel do grupo gestor com a antiga gestão. Para fazer essas falas foram convidadas três pessoas da antiga gestão, Adriano Ferreira, Daniela Brás e Gildo José, podendo assim trazer vivências dos seus respectivos mandatos, onde foram alcançados vários benefícios para a Comissão de Jovens Multiplicadores/a da Agroecologia – CJMA. Houveram relatos espetaculares sobre suas experiências como gestores, sendo duas delas a mobilização dos jovens para articular a produção agroecológica, e a melhor utilização das redes sociais, alavancando o Instagram da CJMA, por exemplo.

Também houveram depoimentos dos antigos membros de como a chegada na CJMA mudou a sua vida e a maneira de olhar para o social e para a agricultura familiar. Gildo destacou que não se vê em outra profissão a não ser a de agricultor familiar, Adriano lembrou que foi através da comissão que mudou vários hábitos em sua vida e que várias portas de oportunidades se abriram, Daniela ressalta que a CJMA lhe mostrou formas produzir e sobreviver em sua comunidade.

Divulgação/CJMA

Os jovens que estão chegando no GGP têm a missão de mobilizar as demais juventudes do coletivo espalhado pelo estado. São cerca de 200 jovens assessorados pelo Centro Sabiá, o grupo gestor funciona como uma ponte entre a equipe do centro e os jovens nas bases. Há representantes de três regiões do estado: Zona da Mata Sul, Agreste Central/Setentrional e Sertão do Pajeú.
Esse encontro fortaleceu o coletivo, todos se comprometeram a oferecerem seu melhor. A troca de experiências entre quem chega com os que já passaram, fortalece ainda mais a caminhada.

“Juventude camponesa, em marcha segue a lutar, por terra, pão e dignidade, na construção de um projeto popular!”

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *