Semeando Esperança: Juventudes agrofloresteiras em ação pela vida e resiliência climática

Vitor Diego
Pedagogo e jovem multiplicador da agroecologia

No coração da zona da mata sul de Pernambuco, nasceu uma iniciativa transformadora: o projeto “Juventudes agrofloresteiras em defesa da vida: Semeando saberes e práticas para mitigação e adaptação às mudanças climáticas”. 

Nos dias 09 e 23 de março de 2024, o assentamento Amaraji foi palco de dois eventos que marcaram não apenas a agenda local, mas também o futuro das próximas gerações.

Com a parceria inspiradora entre a Comissão de Jovens Multiplicadores da Agroecologia (CJMA) e o Centro Sabiá, e o apoio vital do International Land Coalition (ILC), a comunidade se uniu em torno de um objetivo comum: enfrentar as mudanças climáticas com sabedoria e práticas sustentáveis.

Durante esses dias de formação e prática, os jovens participantes não apenas absorveram conhecimento sobre as complexidades das mudanças climáticas, mas também aprenderam a semear esperança e ação. A implementação de dois Sistemas Agroflorestais (SAFs) não foi apenas uma atividade prática, mas sim um ato de compromisso com o futuro do planeta.

Mais do que isso, essa iniciativa vai além da preservação ambiental. Ela visa cultivar um desenvolvimento econômico que respeite a natureza e beneficie as comunidades locais. Ao proporcionar uma fonte de renda sustentável para os jovens e suas famílias, as práticas agroflorestais não apenas nutrem o solo, mas também alimentam os sonhos e as aspirações de uma vida digna e próspera.

Essa jornada de aprendizado e ação não só fortalece os laços comunitários, mas também desperta um olhar diferenciado para os eventos climáticos que moldam o cotidiano da região. Cada semente plantada, cada árvore cuidada, é um gesto de amor pela terra e pelas futuras gerações, um testemunho vivo do compromisso inabalável da comunidade do assentamento Amaraji com um futuro mais sustentável e resiliente. 

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *