O Racismo dá Fome? | Programa Comida de Verdade
João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

O Programa Comida de Verdade vem falar de alimentação, fome, e racismo. Afinal, o racismo dá fome? Num país que apesar de miscigenado é também extremamente racista em suas estruturas, o contexto da fome já invade as casas de milhares de brasileiros e brasileiras. Somos mais de 33 milhões de pessoas no mapa da fome! De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra em Domicílios (PNAD) de 2019, a taxa de pobreza era maior entre os brasileiros autodeclarados pretos e pardos – 66,1% – em comparação com a população branca, 37,8%.
A pobreza, a desigualdade e a falta de acesso são determinantes na alimentação adequada, segura, saudável. Então, pensando em nossa história de país colonizado, com a liberdade interrompida, com a escravidão de povos indígena e negros, será que todo esse racismo dá fome?
É sobre isso que conversamos com Myrella Santana! Myrella é cientista política pela UFPE e pós graduanda em gestão pública e sustentabilidade social. Compõe a rede de mulheres negras de Pernambuco e a articulação negra de Pernambuco.

O Programa Comida de Verdade vai para a Rádio Universitária Paulo Freire – AM 820 Khz! O Comida de Verdade faz parte da chamada pública da Rádio Universitária. Depois você pode ouvir também em nossas plataformas virtuais: Clique aqui e nos siga no Spotify!

Que bom ter você por aqui…
Há mais de 30 anos, o Centro Sabiá planta mais vida, por um mundo mais justo. Já são mais de 15 mil famílias assessoradas produzindo em agroflorestas que alimentam e esfriam o planeta!
Sonhamos com a construção de um Brasil sem fome, sem veneno e sem machismo. Por isso, convidamos você a se juntar a esta luta.