Reuso de Águas Cinzas e o Saneamento Rural | Cantos do Sabiá

João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

O Cantos do Sabiá está no ar neste mês tão especial de aniversário do Centro Sabiá! E neste mês, em que celebramos os 30 anos de existência e resistência, vamos falar de ações para o campo, que transformam vidas! Falamos sobre Reuso de Água Cinza e também do saneamento rural. O acesso ao saneamento básico e também o acesso à água são direitos humanos fundamentais. Mesmo assim, a ONU hoje aponta que 2,3 bilhões de pessoas  vivem em estresse hídrico em diversos países; quase 2 bilhões não têm acesso à água potável. 

E se não tem água, não tem saneamento! 3,6 bilhões não acessam o saneamento. Como que a gente supera esses direitos negados para o campo? É disso que surgem as necessidades das tecnologias sociais de acesso à água – como é o Reuso de Água Cinza! Uma tecnologia que pode garantir qualidade de vida para os mais de 26 milhões de brasileiros e brasileiras que convivem com climas extremos, com baixa umidade, longas estiagens… E que convivem com o semiárido! 

E é para falar desse tema tão importante que convidamos para a conversa, Giovanne Xenofonte! Giovane é agrônomo e ativista da agroecologia e agricultura familiar.

Cantos do Sabiá é o Podcast do Centro Sabiá! Semanalmente discutimos agroecologia, sustentabilidade e política no campo e cidade! O podcast vai ao ar todas às segundas-feiras, com a edição completa da entrevista que originalmente compõem o programa de rádio do Centro. https://spoti.fi/31VtUj5

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *