Eleição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Vertente do Lério, Agreste de Pernambuco

Por Jaqueline Josefa Silva de Lima, jovem multiplicadora da agroecologia do município de Vertente do Lério, Agreste de Pernambuco

Foto: Arquivo Pessoal de Jaqueline Josefa Silva de Lima

No dia 07 de janeiro de 2024, aconteceu a eleição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Vertentes, cidade localizada no Agreste Setentrional de Pernambuco, respeitando as orientações do estatuto sindical, os períodos determinados para preparação, organização e registro de chapas, comunicação, organização e critérios que permitem os/as associados/as votarem e serem votados. Só foi realizado o registro de apenas uma das chapas, que é a única chapa que vai disputar a eleição que representará os trabalhadores/as rurais do município no quadriênio 2024 – 2028.

A atual diretoria é composta por 18 lideranças sindicais. A experiência de agricultores familiares como seu Abílio Aquino, Dimas Pessoa, Severino Mendonça, dona Maria Lucia e Jailson Hermes, com a de jovens agricultores como Gabriele da Penha, inclusive a jovem companheira Jaqueline, que atualmente é membra da Comissão de Jovens Multiplicadores/as da Agroecologia (CJMA), a qual o Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá assessora. É assim que o movimento sindical rural em nosso município se consolida cada vez mais e vem demonstrando que o trabalho em parceria com as entidades que compõem a ASA no âmbito municipal, estadual e nacional sempre proporciona bons resultados e conquistas para a  categoria dos trabalhadores rurais do campo, das águas e das florestas. 

A eleição foi  tranquila, passiva e com participação da maioria dos sócios aptos a votar, superando as expectativas. Iremos continuar a desenvolver um ótimo trabalho como já vem sendo realizado. A chapa foi reeleita e tomará posse do mandato no dia 10 de março deste ano, isso mostra que nesse quadriênio de trabalho a chapa reeleita fez um bom trabalho e se prepara para continuar lutando pelos direitos de todos associados, trabalhadores e trabalhadoras  rurais. Sabemos que o trabalho não é fácil para quem está na diretoria, porém a equipe de trabalho está unida e disposta a lutar pelos direitos de sua categoria. É de grande importância que os agricultores/as tenham melhor qualidade de vida na comunidade onde moram, sem precisar migrar para outros lugares.  

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *